Monday 31 March 2008

Sábado em Tikal




Esse sábado fui visitar o Parque Tikal, o maior sítio arqueológico da civilizacao Maya de toda América. Este sítio tem vestígios que mostram sua habitacao desde o ano 900 a.C. até 800 d.C., mas em outros lugares a civilizacao maia existiu desde 5.000 a.C. O parque é impressionante. As construcoes sao lindas e enormes, todas de pedra, e tudo é orientado em funcao do céu, de onde vinham os deuses. Todas as pracas têm um espaco central entre os prédios, justamente para recebre os deuses (super Arquivo X). Para se ter idéia do avanco científico, eles desenvolveram o calendário mais exato do mundo (melhor que o nosso, parece), e tinham também um observatório astronômico. Os arqueólogos imaginam que os Maya tenham deixado Tikal por causa das guerras com povos vizinhos e pelo aumento populacional exagerado, que causou o desmatamento e o uso degradante do solo, dificultando a sobrevivencia na regiao. Segundo o site do parque na internet, os Maya abandonaram a cidade há mais de 1.000 anos. Aos poucos o local foi sendo coberto pela floresta e se tornou uma lenda entre os indígenas, que se referiam a ele como a "cidade perdida". Tikal foi redescoberta em 1848, e em 1956 comecou a ser escavada pela Universidade de Pennsylvania. Hoje em dia, além dos templos e ruínas que estao à mostra, com a ajuda da NASA (!) se tem conhecimento de muitas outras construcoes que ainda estao de baixo da terra. Desde 1979 Tikal é Patrimônio Mundial da Humanidade UNESCO.
Para vocês terem uma idéia do quao fantástico é o parque: eu paguei para acordar às 4 da manha (depois de ir dormir à 1), pegar um aviao de hélice para 20 pessoas que fazia tanto barulho por dentro quanto os ônibus do Rio de Janeiro, caminhar o dia inteiro debaixo de um sol tao forte que me fez deixar a Tussigkeit de lado e usar boné (!!), conviver de perto com plantas e animais de verdade, e no final do dia voltar no mesmo aviaozinho, só que depois de uma chuva violenta e com o céu ainda nublado e com vento (o que nao me incomodou muito, já que eu estava tao exausta que dormi o vôo todo, ao contrário da americana histérica com sapatos de oncinha sentada perto de mim, que estava transtornada com o calor), e ainda assim voltei pra casa super satisfeita e encantada com tudo que eu vi. Recomendo com empenho.
P.S.: a foto comprova que eu usei boné (emprestado pela mae da Ariela)!

No comments: