Friday 7 March 2008

Rough Guide to Guatemala

Hoje eu desisti de tentar achar as coisas boas da cidade por mim mesma e comprei um guia turistico. Os dois em ingles que eu achei na loja - nao tinha nenhum em espanhol, e os outros eram em frances - eram guias cobrindo todo o pais. Nao tem nenhum so da capital. Dando uma folheada nos capitulos sobre a Cidade da Guatemala, descobri porque. Um deles, do Lonely Planet, comecava dizendo que, dependendo do tipo de experiencias que voce viver aqui, a cidade pode parecer feia, perigosa e insignificante, ou feia, perigosa e inesquecivel. O outro, que eu comprei, era o Rough Guide to Guatemala. Achei o nome mais condizente com a minha situacao. Ele comeca a parte da capital assim: "The capital, Guatemala City, is a fume-filled maelstrom of industry and commerce with few attractions to detain the traveller, though a day or two spent visiting the museums and soaking up the (limited) cultural scene won't be wasted". Muito animador. De fato, parece que a maior parte dos turistas nem passa por aqui, indo direto pra Antigua ou para outros lugares que, pelas fotos que eu vi, sao fantasticos, cheios de vulcoes, lagos cristalinos e cidades pitorescas. Por aqui, parece que o negocio sao alguns museus de cultura maia, um de tecidos, alguns cinemas independentes e, segundo o guia, uma regiao que esta surgindo como uma cena alternativa, com boates e djs interessantes. Como eu nao vou sair a noite sozinha nem que me paguem, esse fim de semana devo ir aos museus. Parece que o zoologico daqui e tambem interessante, e pela quantidade de cantos de passarinhos que eu nunca ouvi na vida que eu ouco do meu quarto aqui, deve ser mesmo. Enfim, vou ter o que fazer no fim de semana! A foto e de uma moca de quem eu comprei um cacho de bananas por 6 Quetzales. Pelo que eu tenho visto de precos por aqui, foi a banana mais cara da historia, paguei preco de turista, mas valeu a pena, porque no fundo o que eu queria mesmo era um pretexto pra tirar uma foto dela.

No comments: