Tuesday 12 February 2008

Marcha contra as FARC (ou contra os sequestros, ou...)


No dia 4 de fevereiro, três dias depois de eu chegar aqui, aconteceu a marcha contra as FARC. Na verdade os colombianos ainda estao discutindo sobre o significado da marcha, que pelo visto teve várias sub-marchas dentro dela: os que apoiam o Uribe e toda a política de seguranca do governo, os que sao contra as FARC mas que nao apóiam o Uribe, os que sao contra os sequestros mas nao necessariamente contra as FARC, os que sao contra as FARC mas que acharam um absurdo nao ter sido uma marcha também contra os paramilitares, que cometeram várias atrocidades nos últimos anos, apesar de nao fazerem mais sequestros... Mas acho que o ponto de unidade de todos era mesmo o fim dos sequestros. Mais ou menos 700 pessoas estao ainda em poder das FARC, se nao me engano a maioria nas regioes de selva da Colômbia. Sao histórias terríveis de pessoas que ficam anos em cativeiro, como o que aconteceu com a Clara Rojas. Ela foi sequestrada junto com a Ingrid Betancourt, que está presa até hoje, foi libertada depois de 6 anos, e teve um filho enquanto estava presa. A crianca foi levada a um hospital quando tinha oito meses porque estava muito doente, e acabou "escapando" do controle dos sequestradores e sendo levada para uma instituicao do Estado. Agora a mae também foi libertada em janeiro, entregue à Cruz Vermelha e a uma delegacao venezoelana pelas FARC.
O mais impressionante é que toda essa marcha comecou no Facebook, com um grupo de colombianos combinando um protesto contra as FARC. Terminou sendo uma manifestacao de umas 10 milhoes de pessoas no mundo todo, segundo os noticiários daqui, 2 milhoes só em Bogotá (que tem um pouco mais de 7 milhoes de habitantes). Achei fantástico.
Outra coisa que eu achei engracada foi uma matéria na televisao sobre o pessoal que deu um jeitinho de ganhar dinheiro com a marcha. Várias pessoas se prepararam e estavam vendendo camisetas, apitos, faixas, enfeites, broches... enfim, Bogotá é super carioca.

1 comment:

Lusoca said...

Fantástico! Nao os sequestros, evidentemente, mas a mobilizacao do povo.(Fiz propaganda do seu blog no meu ;-))